Páginas

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA


Nos tempos primitivos não havia documentos escritos sobre a vida nem sobre o homem. Esse período é chamado de pré-história e o que se conhece a seu respeito baseia-se nos objetos que restam dessa época. A Pré-história divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. A Idade da Pedra foi dividida em dois períodos: Paleolítico e Neolítico. Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam figuras em suas paredes, representando os animais e as pessoas da época, com pinturas representando cenas de caças e ritos religiosos. Faziam também esculturas em madeira, ossos e pedras.


ARTE PALEOLÍTICA

Paleolítico também conhecido como Idade da Pedra Lascada, neste período o homem fabricava utensílios de pedra lascada e madeira, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios pelo homem até ao início do Neolítico.
No período Paleolítico, o homem era nômade, preocupava-se com a caça e a pesca para sua sobrevivência, morava em cavernas para se proteger das inclemências da natureza.
É neste período que encontramos as primeiras esculturas feita pelo homem. Neste época já começam a aparecer estatuetas em marfim e osso, baixos-relevos em pedra, desenhos de incisão em osso e pedras, decoração de armas e utensílios. As estatuetas são figuras femininas talhadas no próprio marfim, osso e pedra, apresentando geralmente formas volumosas bastante gordas, que estariam ligadas a símbolos ou ritos de fecundação. No final deste período aparece a representação de animais, tornando-se rara a de figuras humanas. Os escultores e modeladores são agora mais realistas e menos estilizadores.

ARTE NEOLÍTICA

Neste período também conhecido como Idade da Pedra Polida o homem deixa a organização primária de bandos de caçadores para ingressar num tipo de vida mais complexo dos povos sedentários, aproximando-se gradativamente do estágio das vastas organizações sociais, das quais nasceriam os primeiros Estados.
Os monumentos mais importantes e característicos da arquitetura neolítica foram as construções palafíticas e as megalíticas. As construções palafíticas são habitações rústicas de madeira, reunidas em verdadeiras cidades erguidas sobre pilotis, estacas resistentes e profundamente enterradas no fundo dos lagos ou às margens de rios, em várias regiões da terra.Os monumentos megalíticos são enormes construções de pedra toscamente lavrada, que assumem formas e disposições diversas.
A pintura no Neolítico torna-se mais decorativa. Observa-se uma completa revolução estilística, a primeira verificada na arte, onde os pintores abandonam o realismo figurativo do paleolítico e tendem agora a simplificar, esquematizar, geometrizar, substituindo, as imagens visuais por símbolos e signos.