Páginas

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Cultura de Fenícios, Hebreus e Persas



Arte Fenícia e Hebraica

As artes mais típicas é representada nos escaravelhos de jaspe verde, encontrados principalmente nos cemitérios cartagineses da Sardenha e de Ibiza. No período helenístico, destacaram-se na confecção de sofisticados sarcófagos de mármore e ficaram famosos como artistas e artesãos. No entanto, graças à sua atividade mercantil, os pequenos artefatos chegaram a se difundir pelo mundo mediterrâneo, muitos deles encontrados em escavações. Sobressaíram-se também na confecção de objetos de luxo, como jóias, estatuetas, garrafas de vidro e alabastro, caixas de marfim e recipientes de bronze. Recebiam influência
s da arte egípcia, egeia, micénica, mesopotâmica e grega. O povo hebreu, como havia muitos problemas nas divisões políticas na tribo, e por ser uma religião monoteísta, não poderia haver representações divinas, então esse povo se destacou na literatura.




Arte Persa

A civilização persa era predominantemente guerreira, essas característica se refletiam em suas manifestações artísticas, como a representação mítica de criaturas fantásticas, quase sempre grandes, e poderosos animais, com cabeças humanas, simbolizando seu poderio militar bruto.Como na maioria das civilizações antigas, todo esse luxo era sustentado com base na exploração da classe oprimida dos servos e com o uso do trabalho escravo. A arquitetura persa recebeu influência assíria , babilonica , egípcia, grega e foi a arte mais desenvolvida.