Páginas

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Literatura e Filosofia em Roma




A Pintura
Romana


A pintura romana é de origem grega oriental. Quatro estilos podem ser distinguidos: o primeiro, conhecido pelos afrescos de Pompéia, busca dar a ilusão do espaço. No segundo a ênfase é posta na resolução do espaço interno, no mural, imitando a arquitetura, entremostra uma tímida paisagem que se perde de vista e faz esquecer a existência de muros.O terceiro estilo floresce em tempos de Augusto: os temas favoritos são cenas mitológicas e paisagens ideais.


A Escultura Romana

A escultura romana começa pelo retrato, que em suma se baseia no culto dos antepassados: o rosto do morto é reproduzido num material perdurável, e assim preservado. A semelhança era, por conseguinte, condição primordial dessa escultura, e para consegui-la não raro os artistas sublinhavam os traços mais típicos de um rosto



Filosofia Romana

Na filosofia, os romanos não produziram nenhuma corrente de pensamento original. Sua principal orientação voltou-se para a moral, com a adoção de valores éticos gregos e da filosofia helenística. Enquanto o povo romano se apegava aos mistérios da religião e à adoção de deuses estrangeiros, os homens cultos inclinaram-se para a filosofia.

Dentre os principais filósofos destacam-se:

- Sêneca (4 a 65 d.C) - natural de Córdoba, na Espanha, escreveu Cartas a Lucílio e traduziu Medéia. Foi professor de Nero que exigiu, posteriormente, que se suicidasse.

- Epiteto - era escravo liberto e suas idéias foram depois condensadas no Manual de Epiteto.

- Marco Aurélio - o grande imperador romano, que viveu e governou entre 161 e 180 d.C., escreveu Pensamentos, destacando-se assim no campo da filosofia.