Páginas

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Arte Bizantina




Origem Histórica

Com a invasão dos povos bárbaros ao longo do tempo, o imperador Constantino I transfere a capital do império paraBizâncio, antiga cidade grega renomeada mais tarde para Constantinpla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.O movimento vive o seu apogeu no século VI, durante o reinado do Imperador JustinianoI ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclasta e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero.Quando da queda do Império romano do ocidente e 476 d.C., e permanece ainda nas regiões onde floresce a ortodoxia grega, estendendo-se à segunda metade do século XV e grande parte do século XVI. Este movimento chega mesmo a atravessar os limites territoriais do império bizantino, incluindo, por exemplo, os países eslavos.





A Majestosa Arquitetura Bizantina

O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaçosas e monumentais, determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega.
A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.
Na cidade italiana de Ravena, conquistada pelos bizantinos, desenvolveu-se um estilo sincrético, fundindo elementos latinos e orientais, onde se destacam as Igrejas de Santo Apolinário e São Vital, destacando-se esta última onde existe uma cúpula central sustentadas por colunas e os mosaicos como elementos decorativos.



A Arte dos Mosaicos


A Escultura e a Pintura