Páginas

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Arte Mesopotâmica e a Arte Egípcia


Ao longo do rio Nilo e principalmente na região norte e na região sul dos rios Eufrates e Tigre, desenvolveram-se as primeiras civilizações. No Egito desenvolveu-se um povo com uma cultura bastante peculiar, pois na maior parte de sua história manteve pouco contato com outras civilizações. Na mesopotâmia desenvolveram diversas civilizações e portanto podemos encontrar uma manifestação cultural um pouco mais diversificada.

Arte Egípcia


A arte Egípcia surgiu a mais de 3000 anos A.C., mas é entre 1560 e 1309 A.C. que a pintura Egípcia se destaca em procurar refletir os movimentos dos corpos e por apresentar preocupação com a delicadeza das formas.
Os egípcios ao esculpir e pintar tinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deuses e do seu povo em menor escala, já que as pessoas não podiam ser representadas ao lado de deuses e nem dentro de templos. Provavelmente eles não tiveram a intenção de nos deixar a "arte" de seus criadores.Os valores dos egípcios eram eternos e estáveis. Suas leis perduraram cerca de 6.000 anos. O Faraó representava os homens junto aos deuses e os deuses junto aos homens, assim como era responsável pelo bem-estar do povo, sendo considerado também como um próprio Deus.

Arquitetura
As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e, foram construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Junto a essas três pirâmides está a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o faraó Quéfren, mas a ação erosiva do vento e das areias do deserto deram-lhe, ao longo dos séculos, um aspecto enigmático e misterioso. Algumas das características da arquitetura egípcia são a durabilidade, sentimento de eternidade e um aspecto misterioso.

Escultura

Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena, quase sempre de frente, sem demonstrar nenhuma emoção. Pretendiam com isso traduzir, na pedra, uma ilusão de imortalidade. Com esse objetivo ainda, exageravam freqüentemente as proporções do corpo humano, dando às figuras representadas uma impressão de força e de majestade.
Os Usciabtis eram figuras funerárias em miniatura, geralmente esmaltadas de azul e verde, destinadas a substituir o faraó morto nos trabalhos mais ingratos no além, muitas vezes coberto de inscrições.
Os baixos-relevos egípcios, que eram quase sempre pintados, foram também expressão da qualidade superior atingida pelos artistas em seu trabalho. Recobriam colunas e paredes, dando um encanto todo especial às construções. Os próprios hieróglifos eram transcritos, muitas vezes, em baixo-relevo.


Pintura

As pinturas coloridas caracterizavam o
elemento de complementação das atitudes religiosas. As características gerais são, a ausência de três dimensões, Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil. Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras e desenvolveram três formas de escrita, os hieróglifos, considerados a escrita sagrada, a hierática - uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes e a demótica, a escrita popular.

Arte Mesopotâmica


Os povos mesopotâmicos são as civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates, denominada comumente "Mesopotâmia". Entre eles estão os sumérios, os assírios e os babilônicos. Esses povos buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Por isso a região da Mesopotâmia foi escolhida por garantir à população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte para os rios, além de um ótimo local pra a agricultura.


Arquitetura


A mais desenvolvida das artes , caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos , por ser escassa a pedra na região. Construção característica das cidades-estados sumerianos. Nas construções, empregavam argilas, ladrilhos e tijolos. Provavelmente só os sacerdotes tinham acesso à torre, que tanto podia ser um santuário, como um local de observações astrônomicas.


Escultura e Pintura

Tanto a escultura quanto a pintura eram fundamentalmente decorativas. A escultura era pobre, representada pelo baixo relevo. Destacava-se a estatuária assíria, gigantesca e original. Os relevos do palácio de Assurbanipal das obras de artistas excepcionais. A pintura mural existia em função da arquitetura.










8 comentários:

  1. bom
    gostei
    deu pra entender
    parabéns
    e-mail : thamirafada@live.com
    beijuss

    ResponderExcluir
  2. legal mas poderia ser mais resumido os textos...ok

    ResponderExcluir
  3. muda a cor da letra!!!!! roxo nao entendo nada

    ResponderExcluir
  4. muda a cor da letra!!!!! roxo nao entendo nada

    ResponderExcluir
  5. Isto chama-se "Problema de visão", ou o aparelho eletrônico que vocês estão usando que não tem resolução boa...


    Mas continuando, obrigado me ajudou muito, se puderem colocar algo sobre "Histórias em Quadrinhos" eu agradeço desde já... OBRIGADO

    ResponderExcluir